Guia Comercial de Empresas em Bacaxá e Saquarema, RJ

Praia de Jaconé, RJ

A Praia de Jaconé, RJ está em sua maior parte localizada no território de Saquarema, totalizando cerca de 4 Km de extensão, sendo cercada pela chamada Serra de Jaconé, e tendo como limites a restinga de Saquarema e a lagoa de Jaconé.

APERTE O PLAY

Como características do mar da Praia de Jaconé, podemos observar sua temperatura agradável, tonalidade azul esverdeada e as bastante agitadas, um grande atrativo para a prática de esportes como o surf, ficando um pouco mais calmo durante o verão. Cercando a praia está uma areia bem clara e fina, onde predominam os cactos e a vegetação típica de restinga.

Na orla da praia de Jaconé podem ser observadas algumas casas usadas principalmente para veraneio e quiosques, especializados em servir peixes, como tainha, curvina e linguado, na maior parte das vezes pescados na própria Lagoa de Jaconé.

Jaconé fica entre Saquarema e Maricá na Região dos Lagos. O lugar é único por possuir as características de uma cidade do interior e ter, ao mesmo tempo, uma ótima praia, uma lagoa lindíssima e a serra do Mato Grosso.

Ao contrário de outros lugares da região como Búzios e Arraial do Cabo, Jaconé não é muito conhecida. Por isso, não há muitos turistas pelo lugar. O clima de lá é bem parecido com Iguaba Grande.

Jaconé é bem tranquila, um ambiente ótimo para fugir da agitação da cidade grande. São apenas 87 km de estrada saindo capital, Rio de Janeiro . Se você precisa de um refúgio para descansar e relaxar nos finais de semana, Jaconé é a escolha perfeita para você.

 O que fazer lá? 

A praia de Jaconé é um lugar aonde você pode fazer diversas coisas. A grande variedade de peixes presentes em suas águas devido a quantidade de rochas presentes no leito do oceano atraia muitos pescadores e comerciantes. O lugar geralmente costuma ter um mar bem agitado,por este motivo que não é um lugar aconselhável de banhar nas águas do mar,embora muitas vezes as grandes ondas do mar formam o que os moradores locais chamam de lagomar, esses ”lagomares” são águas que vão se acumulando em grande quantidade nas areias da praia. São perfeitas para crianças de banharem.

Um grande atrativo dessa praia são as grandes ondas que se formam,perfeitas para que gosta de surfar,é muito comum você ver campeonatos, competições de surfe nessa praia,mas comum ainda ver surfista pra lá e pra cá,tendo ou não uma competição. Vou deixar uma dica,se quer ir para esta praia vá no final do ano,não tem como negar que essa é a melhor época para os banhistas, pescadores e até surfistas. Espero que gostem das águas cristalinas dessa praia.

COMO CHEGAR A SAQUAREMA

   O aeroporto mais próximo é o de Cabo Frio, a 66 quilômetros

   Vindo do Rio, acesso pela ponte Rio-Niterói, estrada Niterói-Manilha (até Rio 
   Bonito) e RJ-124 (Via Lagos)
   Vindo de São Paulo, acesso pela BR-116 e RJ-124
   Vindo de Belo Horizonte, acesso pela BR-040 e RJ-124

   A viação 1001 (http://www.autoviacao1001.com.br) tem ônibus partindo de
   São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói em direção à Saquarema

   A melhor maneira de circular por Saquarema é de carro – algumas praias
   ficam afastadas do Centro. Na alta temporada, porém, os engarrafamentos
   são comuns

Comunidade

O bairro possui um DPO da PMERJ, um posto de saúde 24h e três escolas públicas, uma na parte que pertence ao município de Maricá e duas na que pertence ao município de Saquarema.

Geografia

O bairro faz divisa com os bairros de Ponta NegraSampaio Correa, Serra do Mato Grosso e Barra Nova. Sua praia, com 11km de extensão, é limpa, de ondas fortes, e muito pouco frequentada, sendo um ótimo local para a prática de surf e pesca à linha.

lagoa de Jaconé tem 3,6km² de área e é completamente despoluída, consequentemente, é a morada de vários tipos de peixes, crustáceos e moluscos, o que atraí inúmeros pescadores. Em suas margens, pode-se encontrar diversas espécies de animais, como jacarés, cobras, capivaras e diversas espécies de aves. O canal por sua vez que serve de ligação da Lagoa de Jaconé com a Lagoa de Saquarema que está interligada ao mar. O bairro ainda é banhado pelo final da Lagoa de Saquarema.

Sua praia conta com as famosas “beach rocks” [1] , citadas por Charles Darwin quando esteve no bairro em sua famosa jornada em terras brasileiras, logo, é um grande atrativo para muitos pesquisadores frequentarem o local.